sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Contradições da Bíblia



Deus proíbe ou não proíbe a mentira?

Deus proíbe a mentira (Êxodo 20:16) o mesmo Deus permite a mentira (1 Reis 22:22).

"Não dirás falso testemunho contra o teu próximo." (Exodo 20:16).

"Respondeu ele: Eu sairei, e serei um espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. Ao que disse o Senhor: Tu o induzirás, e prevalecerás; sai, e faze assim." (1 Reis 22:22).

Seria essa uma contradição?
Analisemos:

A ordenança em êxodo é não dizer falso testemunho contra o próximo.
O contexto de 1 Reis revela um profeta cheio de ironias (v.15).
No versículo 17 o profeta Micaías dá o recado real de Deus, sem nenhuma ironia.
Do versículo 19 até o versículo 23 o profeta fala de uma visão. No v. 20 o verbo usado é induzir, que significa instigar. Não há nenhum falso testemunho aqui.
O v. 22 nos mostra que o espírito mentiroso iria apenas instigar, sugerir aos profetas que falassem aquilo que eles já faziam tão bem, que era mentir. Veja que o rei odiava a Micaías porque ele nunca profetizava nada bom a seu respeito (v.8). Isso significa que seus falsos profetas só profetizavam coisas boas a seu respeito e ele não estava nem um pouco interessado na verdade, mas apenas em ouvir coisas agradáveis.
Veja que os falsos profetas de Baal ainda quiseram persuadir a Micaías a falar as mesmas mentiras que eles estavam falando para o rei, pois todos eram unânimes em bajulação (v. 13).
Micaías, porém estava mais interessado em obedecer ao Senhor (v.14).
No fundo o rei sabia a verdade, mas preferia a mentira, porque lhe parecia mais agradável (v.16).
Micaías, ironicamente profetizou o mesmo que os outros profetas, não seria esse um motivo para ele se alegrar? Porém, não foi isso que aconteceu, ele insiste para que Micaías fale apenas a verdade de Deus.
Então, o que aconteceu nessa passagem é apenas o fato de que Deus entrega o ser humano à própria consciência, só isso.
Acabe sabia exatamente qual era a vontade de Deus, mas preferia viver sua própria vontade. Preferia a mentira a ter que enfrentar a verdade, então, Deus apenas o entregou a própria consciência.
Não houve falso testemunho aqui, o espírito falou apenas aquilo que Acabe gostaria de ouvir, porque era isso que ele queria.
O papel dos espíritos maus é tentar os seres humanos, foi para isso que eles foram criados.
O livro do Êxodo diz para os humanos que não se deve levantar falso testemunho e essa ainda continua sendo a idéia de Deus, porém os espíritos maus foram criados para tentar os homens e eles só estavam cumprindo a missão deles.
Se Acabe estivesse interessado na verdade, ele teria dado ouvidos a Micaías, mas o seu interesse era apenas o de alimentar o próprio ego, por isso, ele preferiu acreditar naquilo que quiz acreditar.
Veja que no versículo 30 ele tenta um disfarce a fim de que as palavras de Micaías caíssem por terra.

Conclusão:

Os espíritos malignos foram criados justamente para tentar o homem, essa é a missão deles e foi para eles que o Senhor deu permissão para mentir. Para os seres humanos, a ordem continua sendo a mesma:
 "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo." (Exodo 20:16).
Portanto, não há nenhuma contradição aqui.