domingo, 16 de setembro de 2012

Eclesiastes 1


Eclesiastes 1:15

"O que é torto não se pode endireitar; o que falta não se pode enumerar"


Salomão usou a frase acima quando estava num momento de depressão espiritual. Sabe, um daqueles momentos em que achamos o mundo cinza, em que o mundo parece feio e nada parece fazer sentido? De fato tudo o que ele disse é verdade se fizermos uma leitura totalmente humana.
Porém, aquele que fez; aquele que criou o imperfeito, o torto e o feio não poderia refazê-lo? Isaías (assim como eu) acredita que sim (Isaías 55:12-13).
Lucas (13:11-13) também acredita e até deu um exemplo. Eu sei que foi um exemplo de  enfermidade e que talvez quem esteja lendo isso agora diga que desvio de conduta, ou desvio de personalidade é impossível de mudar. Então eu pergunto: haveria algo demasiadamente impossível para Deus? Lucas me responde que não (1:37). O mesmo Salomão num momento de lucidez espiritual disse que se reconhecermos o Senhor em todos os nossos caminhos, Ele endireitará as nossas veredas (Provérbios 3:6).
Não acredito no ditado popular que diz que pau que nasce torto morre torto. A Bíblia é clara ao dizer que todos se desviaram da verdade, sendo assim, todos estão tortos (por assim dizer) e todos juntamente necessitam do Senhor para se endireitar. Ninguém é melhor do que ninguém nesse quesito. É certo que uns pecam mais, outros menos, mas no final todos estão perdidos e longe de Deus. Todos juntamente necessitam urgentemente da graça do Senhor para se salvar. Então, pau que nasce torto, não precisa morrer torto. Somos o barro, Ele é o oleiro, o oleiro pode perfeitamente desmanchar um vaso e refazê-lo. Só precisamos de humildade para reconhecer nossas necessidades DELE, o resto Ele faz.